quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dom Quixote e Cervantes, quem são eles?

Miguel de Cervantes Saavedra 1547-1616









      Miguel de Cervantes Saavedra foi romancista, poeta e dramaturgo. Ficou famoso principalmente pela sua grande obra escrita em prosa chamada "Don Quijote de la Mancha" (Dom Quixote de la Mancha). Nesta, Cervantes retrata os fracassos de um cavaleiro espanhol, sendo, na verdade, uma paródia de outras novelas de cavalarias para zombar do heroísmo da Espanha e que, além disso, o protagonista é louco. Mostra-se, portanto, a dura crítica que o autor faz ao seu país.



Capa da primeira publicação de Dom Quixote de  La Mancha.

      Na sua juventude, Cervante foge para a Itália depois de ferir a um homem em uma briga. Participa da batalha de  Lepanto, onde se machuca gravemente a sua mão esquerda tornando-la inválida, ganhando a partir disso, o apelido de Manco de Lepanto.


Estátua de Miguel de Cervantes em Lepanto.

      Em 1605, depois que ele retorna à castela (parte da atual Espanha) e casa-se com Catalina de Salazar, escreve a primeira parte da sua grande obra Dom Quixote que 10 anos mais tarde ganha a sua segunda parte. Cada parte tem uma pequena diferença no título:

1ª Parte: O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha
2ª Parte: O engenhoso cavaleiro dom Quixote de La Mancha

      La Mancha, é dado esse nome à personagem, pois era o nome do vilarejo onde ela vivia. Era tradicional o nome da cidade ser um tipo de sobrenome das pessoas. Por exemplo, alguém que se chama Lucas e mora no Salvador, teria o nome como "Lucas de Salvador."

      A história é muito popular na cultura dos falantes da língua espanhola. Há várias versões em vídeo disponível na internet, além de um episódio de Chaves parodiando a história de Dom Quixote e seu companheiro Sancho Panza.

      No vídeo abaixo, poderá ver uma cena muito reconhecida dessa história. Aqui podemos ver que Dom Quixote realmente está loco enquanto tenta desafiar vários gigantes na sua frente, porém, os gigantes é de sua imaginação, pois na verdades são moinhos de vento.




      Hoje, acredita-se que Cervantes morreu de cirrose, sendo que é certo que sua morte foi aos 68 anos de idade em Madri. Seus restos mortais são desde 2011 sendo analisados para tentarem reconstruir o seu rosto, sendo a sua única imagem, a pintura de Juan de Jauregui.


Monumento à Cervantes na Plaza de España - Madri.
 Estátuas de Dom Quixote e seu companheiro  Sancho Panza.
Nascimento:
Alcalá de Henares - Castela, 29 Setembro de 1547.

Morte:
Madrid - Castela, 22 de Abril de 1616.


Imagens:
Pintura de Juan de Jauregui: html.rincondelvago.com
Capa do livro: en.wikipedia.org/wiki/Don_Quixote
Fotos dos monumentos: en.wikipedia.org/wiki/Miguel_de_Cervantes

0 comentários:

Postar um comentário