terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Primeiro Compositor da América

Stephen Foster 1826-1864
 
  Stephen Foster foi um dos maiores compositores da história americana compondo mais de 200 músicas que até hoje são muito tocadas. Suas canções fazem parte da história da cultura dos Estados Unidos e muitas crianças desse país aprenderam a cantar-las desde crianças.

      Com sua grande habilidade natural para músicas, ele aprendeu sozinho a tocar vários instrumentos. Ele podia tocar uma música simplesmente a escultando.

      Ele começou cedo escrevendo canções, com apenas 14 anos de idade. No ano de 1847, ele escreveu a sua grande famosa canção "Oh! Susanna"



      Foster casou-se com Jane McDowell em 1850. A partir de então, começou a escrever muitas músicas novas e muitas delas sobre o amor. Quando Jane e Stephen se separaram, ele escreveu uma de suas mais belas canções de amor "Jeanie With the Light Brown Hair. "


   
      Foram feitas várias músicas para apresentações de comédias e dança. Uma das músicas que ficou completamente popular até hoje é "Camptown Races", atualmente é um tipo de canção infantil que talvez até você já tenha ouvido.



      Nunca teve um lar estável por muito tempo. Vivia em casas de familiares desde muito pequeno, pois seu pai tivera perdido todo o dinheiro da família. Nos lugares que passava, deixava a sua música que escrevia sobre seus sentimentos no lugar. Escreveu "Old Folks at Home. ", que também conhecida hoje como "Way Down upon the Swanee River", é a música oficial do estado da Flórida.

      A bela canção "My Old Kentucky Home" mostra bem como Stephen deixa marcado suas belas memórias de um lugar que foi forçado a morar por sua família.



      Em 1860, ele se mudou para a cidade de Nova York. As suas músicas já não eram populares como costumavam ser. Seu casamento acabou, já não tinha mais nenhum dinheiro. Na maior parte de sua vida, ele bebeu álcool demais. E assim, ele morreu no dia 30 de janeiro de 1864, tendo um infeliz fim de vida.

      Mesmo depois de morto, recebeu várias premiações de honra e foi o primeiro compositor americano cujos seus trabalhos completos foram publicados. A cada aniversário dele, pessoas de Pittsburgh se reunem para relembrarem a Stephen Foster.

      Uma de suas últimas canções, foi "Beautiful Dreamer.", que nos mostra o quanto ele ainda até hoje consegue alegrar os nossos corações.


Imagem Stephen Foster: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRlAwRLFhxFrNte5Hw7PrPkWigqNWNm14UDGA-xUYoIknLFrIyZmXpc_j8

0 comentários:

Postar um comentário