quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Conjugar o Subjuntivo em Espanhol e Português




      Entre a Língua Portuguesa e a Espanhola há muitas semelhanças, além do vocabulário é a conjugação verbal. Não é difícil achar gente que se mata para conjugar os verbos no subjuntivo, embora qualquer usuário nativo dessas língua use essa conjugação de maneira até mesmo sem saber ao certo o que é essa nomenclatura. Entretanto, neste post só vou me ater sobre uma maneira de conjugar verbos no subjuntivo mais facilmente até se acostumar e fazer-lo automaticamente. Então, vamos lá!

Primeiro, lembremos que há três conjugações , são elas: AR - ER -IR, tanto na língua portuguesa, quanto na espanhola. Depois, é necessário não se esquecer que os verbos podem estarem no grupo dos irregulares ou regulares. Os irregulares, em algumas conjugações, podem modificar toda a raiz do verbo, um exemplo é o verbo IR (Eu vou, eu irei, eu ia). Para não encher você, caro leitor, de tantas informações em apenas um post, vamos trabalhar a par dos regulares, tudo bem?

Observe atentamente as desinências dos verbos conjugados no Presente do Indicativo.

PRESENTE DO INDICATIVO

AR - Cantar 

Eu canto
Tu cantas
Você canta
Ele/Ela canta
*Se canta
A gente canta
Nós cantamos
**Vós cantais
Vocês cantam

*O uso desse pronome é considerado neutro por alguns linguistas da gramática descritiva. Porém, seu uso é considerado completamente informal e equivocado pela culta.
**Pronome pouco usado no português brasileiro, apenas em alguns gêneros que ainda o conservam, como a bíblia, por exemplo.

ER - Beber

Eu bebo
Tu bebes
Você bebe
Ele/Ela bebe
Se bebe
A gente bebe
Nós bebemos
Vós bebeis
Vocês bebem

IR - Desistir

Eu desisto
Tu desistes
Você desiste
Ele/Ela desiste
Se desiste
A gente desiste
Nós desistimos
Vós desistis
Vocês desistem

      Perceba que as únicas diferenças entre a conjugação dos verbos em IR e IR, são na primeira e segunda pessoa do plural (Nós e Vós).

ER = EMOS - EIS
IR = IMOS - IS

     Selecionei os verbos que são comuns na língua portuguesa e na espanhola. Prestou atenção na terminação para os verbos da 1ª conjugação (AR)? Pois bem, eles serão a terminação dos verbos regulares em ER e IR no Subjuntivo, veja:

PRESENTE DO SUBJUNTIVO


ER - Beber 

Eu beba
Tu bebas
Você beba
Ele/Ela beba
Se beba
A gente beba
Nós bebamos
Vós bebais
Vocês bebam


IR - Desistir

Eu desista
Tu desistas
Você desista
Ele/Ela desista
Se desista
A gente desista
Nós desistamos
Vós desistais
Vocês desistam


Entendeu? O que era "O" passa a ser "A" no subjuntivo:

Eu bebo > Eu beba

Os verbos terminados em AR no subjuntivo, terá as mesmas terminações dos verbos em ER no indicativo:



AR - Cantar 

Eu cante
Tu cantes
Você cante
Ele/Ela cante
Se cante
A gente cante
Nós cantemos
Vós canteis
Vocês cantem




     Essa lógica não funciona apenas no tempo verbal do presente, também em outras, como futuro e passado. O importante é saber a desinência dos verbos. E falando em lógica, embora português e espanhol usem a mesma maneira para distinguir indicativo e subjuntivo, a escrita de uma língua para outra pode mudar dependendo do verbo, tempo e modo. Mas, por enquanto, que pratiquemos as conjugações.

0 comentários:

Postar um comentário