domingo, 28 de outubro de 2012

O triste fim de Iris Murdoch

Sabe quem foi a irlandesa por trás desse olhar?

Dame Iris Murdoch 15 de julho de 1919 – 8 de fevereiro de 1999



      Iris Murdoch foi uma das mais destacadas romancistas do século XX do Reino Unido. Escreveu 26 romances em 40 anos, além de escrever ensaios filosóficos, dramas e algumas poesias. Morreu em 1999 em um sanatório que foi internada por seu marido, pois sofria da doença de Alzheimer, uma doença que afeta o cérebro, dessa maneira, a memória, fluência da fala e coerência na comunicação se perdem gradualmente.

Veja mais citações de Iris aqui: http://www.brainyquote.com/quotes/authors/i/iris_murdoch.html

      Ela se graduou e se pós graduou em filosofia, também, conheceu pessoas importantes em estudos dessa área. Isso é o que a tornou tão envolvida com assuntos filosóficos e educacionais, tornando seus livros um ponto de intelectualidade que foi, por muitas vezes, apreciado pela crítica literária.

      Embora tenha nascido na Irlanda, foi na Inglaterra que passou a maior parte de sua vida. Teve uma vida sexual bastante agitada, onde dormiu com muitos de seus "amigos"(como ela costumava chamar os homens com quem saía) e, também, teve relações com mulheres, rebelando-se sexualmente. Entretanto, estabilizou sua vida amorosa ao casar-se com seu noivo, escritor e crítico literário, John Bayle.

      Jonh acompanhou-a até a sua morte. Começou a escrever o romance "Elegy for Iris" que foi publicado no ano da morte de sua esposa. O livro foi adaptado para uma versão ao cinema ganhando 1 Oscar, 1 Globo de Ouro e outros prêmios



      O filme, dirigido por Richard Eyre, reproduz momentos da vida da escritora com John Bayle desde o principio que se conheceram até seus últimos momentos, a morte de Iris. Mostra-se flashbacks da autora com seu noivo e, ao mesmo tempo, o foco da ausência da memória de Iris e seu marido lidando com essa situação. Combinam-se cenas emotivas e sensíveis sobre a dificuldade de ter alguém amada sofrendo da doença.

Cena do filme "Iris" dirigido por Richard Eyre.
      O marido de Iris também escreveu mais dois romance após sua morte: "Iris and Her Friends" e "Windower's House". Iris, por sua vez, escreveu seu último livro em 1995, cinco anos antes de sua morte, chamado "Dilemma de Jackson" (Jackson's Dilemma) quando a doença já começava a afetar-la. Desta maneira, com o inicio da perda de sua memória, alguns estudiosos de literatura dizem ser perceptível a diferença do vocabulário mais simples usada nessa sua última obra em comparação com suas demais obras.

1ª Edição de "Jackson's Dilemma"
      Iris Murdoch, aos 79 anos, deixou seu marido e sua história literária e filosófica através de livros, entrevistas de televisão, e no coração de seus amigos que, até hoje, vivos escrevem e descrevem a sua essência como profissional e humana. Seu marido ganhou um prêmio pela primeira obra sobre Iris logo no lançamento. Casou-se com uma amiga deles, Audi Villers.


John Bayle e Iris Murdoch


Imagens:
Dame Iris Murdoch:   thesundaytimes.co.uk
Filme:   images.angusrobertson.com.au/images/ar/97807011/9780701165116/0/0/plain/jacksons-dilemma.jpg
Cena do filme:  ladyofsilences.blogspot.com.br/2012/01/iris.html
Capa do livro "Jackson's Dilemma" :    en.wikipedia.org/wiki/File:JacksonsDilemma.jpg
John Bayle e Iris Murdoch:   guardian.co.uk
John Bayle e Iris Murdoch Colorido:  flickrhivemind.net

0 comentários:

Postar um comentário